Em Destaque

Cálculo Renal? Quebra Pedra!


quebra pedra.jpg

A Quebra Pedra (Phyllanthus niruri) é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de cálculos renais e afecções renais.

Também conhecida popularmente como Arrebenta Pedra, Erva Pomba e Quebra Pedra Branco, é uma erva ruderal, anual, de 40 a 80 cm de altura, que possui flores e frutos diminutos nas axilas da folhas. Cresce principalmente na estação chuvosa em todo tipo de solo, sendo comum aparecer nas fendas das calçadas, terrenos baldios, quintais e jardins, em todos os estados brasileiros.


Seu uso na medicina popular é referido de longa data como remédio para os rins, a fim de eliminar pedras dos rins e para urinar mais.

Estudos comprovam que a utilização da planta promove um relaxamento dos ureteres que, aliado a uma ação analgésica, facilita a descida dos cálculos, geralmente sem dor nem sangramento, aumentando a filtração glomerular e a excreção de ácido úrico (justificando seu uso para cálculos renais). O extrato de Phyllanthus niruri também normaliza os níveis altos de cálcio urinário diminuindo a formação dos cálculos em pacientes, provavelmente por interferir nos primeiros estágios de formação de pedra nos rins.


Nome científico: Phyllanthus niruri L.


Família: Euphorbiaceae


Parte usada: planta inteira


Uso tradicional: Indicada para litíase renal e afecções renais. Tem ação diurética, antibacteriana, analgésica, relaxante dos ureteres, anti-inflamatória, litolítica, uricosúrica. É hepatoprotetora e auxilia no tratamento de afecções hepáticas.


Forma de uso / dose indicada:

- Chá: O chá é preparado por decoccão. Cozinhar 10 a 20g da planta seca em 1 litro de água, durante 10 minutos. Tomar uma xícara do chá, 3 vezes ao dia.

- Tintura: Diluir 5ml da tintura em meio copo de água e tomar 3 vezes ao dia.


Interações Medicamentosas e Contraindicações: O uso excessivo de altas doses pode causar diarréias. Monitorar o uso ao associar com diuréticos, hipotensores, hipoglicemiantes, insulina. Não utilizar em grávidas e na lactância.

Você encontra chás e tinturas de Quebra-Pedra e outras ervas medicinais nas unidades da Botânica em São Paulo e Osasco ou em nossa loja online: www.lojabotanica.com.br

Referências bibliográficas:

Panizza, S. T. et al. Uso Tradicional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Vieira, L. S. Fitoterapia da Amazônia. 1992.

Lorenzi, H. et al. Plantas Medicinais no Brasil. 2002.

#chás #quebrapedra #cálculorenal

Posts Recentes
Palavras-chave
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Instagram App Icon